Terra/JB
A taxa de desemprego do País caiu de 7,9% em outubro para 7,5% em novembro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mesmo mês do ano passado, o nível de desemprego era bem menor, com taxa de 4,8%.
O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado ficou estável em 11,3 milhões de pessoas na comparação mensal. Em relação a novembro de 2014, houve retração de 4,6%.
O rendimento médio real habitual dos trabalhadores foi estimado em R$ 2.177,20. O resultado foi 1,3% menor que o registrado em outubro e 8,8% inferior ao obtido em novembro do ano passado.
A massa de rendimento médio real habitual dos ocupados foi estimada em R$ 49,7 bilhões em novembro, registrando declínio de 0,9% em relação a outubro e recuo de 12,2%, na comparação anual.
A população desocupada ficou estável em novembro na comparação com outubro, mas disparou 53,8% ante o mesmo mês em 2014, alcançando 1,8 milhão de pessoas à procura de trabalho nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE.
A população ocupada ficou estável na comparação com outubro e recuou 3,7% na comparação com outubro do ano passado, com 22,5 milhões de pessoas com emprego.