Doador de MS poderá salvar vidas em quatro estados

45

Vítima de traumatismo cranioencefálico, um morador de Mato Grosso do Sul que faleceu nesta terça-feira, (27), na Santa Casa de Campo Grande, poderá salvar vidas em quatro estados brasileiros. Após a confirmação da morte cerebral, a família autorizou a doações dos órgãos, que estão sendo captados na tarde desta quarta-feira, 28 de junho.

 

O coração será doado para um paciente em Brasília; o fígado será transplantado em um receptor do Paraná; os rins irão para Fortaleza (CE) e Uberlândia (MG). As córneas também serão retiradas e ficarão no Banco de Olhos da Santa Casa. Equipes médicas vindas de Brasília e Paraná chegaram ao hospital para captação do coração e fígado. Já os rins são captados e encaminhados pela própria equipe da Santa Casa. “O primeiro órgão a ser retirado é o coração.

 

A equipe que veio de fora é que vai fazer a avaliação final se este coração está realmente apto para ser transplantando”, explicou a chefe do setor de Organização de Procura de Órgãos da Santa Casa, Ana Paula Silva das Neves. É a primeira vez no ano que um coração é doado na Santa Casa.

 

A cirurgia para a retirada dos órgãos dura cerca de seis horas. Sobre o doador, poucas informações foram divulgadas.  Trata-se de um homem acima de 35 anos que estava internado na Santa Casa há três dias vindo do interior do Estado. O procedimento realizado nesta quarta-feira foi o 13º de captação de órgãos na Santa Casa neste ano.