Avelino Neto
O governador Pedro Taques (PSDB), de Mato Grosso, decidiu acumular e assumiu a Secretaria de Segurança Pública Fábio substituindo o secretário Galindo, decidiu retornar às suas atividades no Ministério Público Estadual de Minas Gerais, onde é concursado. O motivo da saída é a decisão do Supremo Tribunal Federal que proibiu membros do Ministério Público de ocuparem cargos nos Executivos, a exemplo do que ocorre em Mato Grosso do Sul na próxima semana.
Taques, como Reinaldo Azambuja, ainda não definiu quem assumirá a Secretaria de Segurança Pública. No MS, existem possíveis substitutos de Silvio Maluf, mas conforme o próprio secretário afirmou ao JNE, como os prováveis ainda não se manifestaram se aceitam ou não, prefere não dizer quem são.
Deputado
O substituto de Sílvio Maluf deve ser definido entre segunda e terça-feira, uma vez que convidado pelo governador Reinaldo Azambuja, o deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB) (Barbosinha), pediu prazo até a próxima segunda-feira (28) para definir se aceita ou não o convite. Além de Barbosinha, estão na lista de prováveis secretários, o suplente de deputado e policial federal assumir a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Público de Mato Grosso do Sul), no lugar de Sílvio Maluf que já definiu sua saída para a próxima sexta-feira.
Outros
Além de Barbosinha, existem mais quatro prováveis indicados, o agente federal André Salineiro, o delegado federal e ex-superintendente da PF em Mato Grosso do Sul, Edgar Marcon, atualmente adido policial na embaixada brasileira em Assunção, mas que não possui vínculos políticos. Ailton Stropa Garcia, diretor da Agepen e o Procurador de Justiça Antônio Siufi, que se aposentaria para assumir a Sejusp.