Lewis Hamilton não deu muita atenção à concorrência e desfilou a força do W08 – que apareceu com uma ‘dupla asa-T’ – na manhã desta terça-feira (28) em Barcelona. Rodando perto da marca registrada no primeiro dia de atividades em Montmeló, o britânico fechou a primeira parte da sessão com 1min20s983, muito à frente de Kimi Räikkönen, o segundo colocado. Esteban Ocon, da Force India, completou o top-3. E a McLaren teve nova dor de cabeça com o motor Honda
As regras do jogo mudaram, mas a Mercedes permanece como a dona da bola na F1. Na manhã desta terça-feira (28), Lewis Hamilton não deu chances à concorrência e manteve o W08 no topo da tabela de tempos com uma vantagem considerável.
Depois de passar a maior parte da sessão no comando da folha de tempos, o #44 aproveitou os 20 minutos finais para calçar a Mercedes com os pneus supermacios, cravar 1min20s963 e fechar a manhã de testes em Montmeló com 1s868 de margem para Kimi Räikkönen, o segundo colocado.
Por conta de um problema com o sistema de escape que também afetou o trabalho de Sergio Pérez na segunda-feira, Esteban Ocon tardou a entrar na pista, mas nem por isso deixou de mostrar ritmo e assegurar o terceiro posto na tabela, já 2s082 mais lento que o líder.
Com cerca de 15 minutos para o fim da sessão, Ocon parou na curva 9 de Montmeló, forçando a paralisação em bandeira vermelha. A Force India aguarda o retorno do carro aos boxes para investigar o problema.
Enquanto os ponteiros aproveitaram um dia razoavelmente tranquilo, nos boxes da McLaren o clima era outro. Depois de um primeiro dia atrapalhado por problemas de motor, o time de Woking voltou a sofrer com o Honda, que teve perda de potência.
A escuderia inglesa decidiu trocar o motor, enquanto a fábrica nipônica segue em busca das causas da falha.
O V6 turbo, aliás, não deu problema só na McLaren. A Sauber também teve dificuldades com seu propulsor Ferrari e Antonio Giovinazzi, que substitui o lesionado Pascal Wehrlein, sequer conseguiu marcar tempo nesta manhã.
Por conta da interrupção do treino nos instantes finais em bandeira vermelha, a F1 deu mais cinco minutos aos pilotos, e Kevin Magnussen não perdeu a oportunidade. O dinamarquês cravou 1min23s200 e tomou de Max Verstappen o quarto lugar. A Renault perdeu um pouco de tempo de pista para instalar no carro algumas peças que chegaram ao longo da noite.
Na Toro Rosso, Daniil Kvyat registrou 1min25s459 na melhor de suas 44 voltas e ficou em sexto, com Lance Stroll aparecendo na sequência.
Apesar dos problemas que atrapalharam a McLaren, Stoffel Vandoorne conseguiu completar 29 voltas — mais do Fernando Alonso fez no primeiro dia com o MCL32 —, mas ficou na oitava colocação, o último entre os pilotos de cravaram tempo. (Uol)