Nos dias 2 e 3 de setembro de 2025, as regiões turísticas Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas, em Mato Grosso do Sul, lançaram seus Planos Estratégicos de Turismo, com foco em sustentabilidade, inovação e fortalecimento da governança local.
A iniciativa é coordenada pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), em parceria com a Lab Turismo Consultoria, que aplicou a metodologia Maptur – Mapa Estratégico do Turismo. A metodologia promove um planejamento participativo, envolvendo representantes do poder público, setor privado, comunidade e instituições parceiras.
Destaques da metodologia:
-
Uso da plataforma digital Maptur;
-
Mentorias mensais e suporte técnico contínuo;
-
Planejamento monitorável e adaptável, evitando que o plano se torne inativo;
-
Alinhamento com as potencialidades locais e demandas do mercado.
“O lançamento fortalece nossa governança e consolida essas regiões como destinos turísticos competitivos e sustentáveis”, afirmou Bruno Wendling, presidente da Fundtur-MS.
Segundo Richard Alves, da Lab Turismo, o Maptur foi desenvolvido para transformar planos em ações práticas, garantindo envolvimento social e resultados contínuos.
Com os planos lançados, Campo Grande dos Ipês e Vale das Águas entram em uma nova fase, com o turismo consolidado como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e sustentável no estado.


