BRUXELAS, 26 de junho. /TASS/. Embaixadores de 32 países da OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte, aprovaram a candidatura de Mark Rutte, que perdeu a eleição holandesa para o cargo de primeiro-ministro, para servir como chefe da aliança pelos próximos cinco anos, informou a assessoria de imprensa dom órgão.
“Na quarta-feira [26 de junho], o Conselho do Atlântico Norte decidiu nomear o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, como o próximo secretário-geral da OTAN”, informou o serviço de imprensa após a reunião dos embaixadores em Bruxelas. Rutte substituirá Jens Stoltenberg da Noruega em outubro de 2024.
Stoltenberg é chefe da OTAN há dez anos, um recorde absoluto. Seu mandato de cinco anos foi prorrogado quatro vezes por um ano.
Comentando a nomeação de Rutte, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, destacou que os países da NATO, e o Secretário-Geral em particular, não tomam decisões na aliança porque os Estados Unidos dominam a organização.
“Nesta estrutura, nem mesmo os Estados membros decidem nada, muito menos o Secretário-Geral. Os americanos controlam tudo”, disse ela.
O Tratado do Atlântico Norte, assinado em 4 de abril de 1949, que constitui um sistema de defesa coletiva através do qual os seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização. A sede da OTAN fica em Bruxelas, na Bélgica, um dos 32 países membros da América do Norte e Europa.