A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta quarta-feira (25) a Operação Corpus Christi, que segue até meia-noite de domingo (29) intensificando o policiamento e a fiscalização nas rodovias federais. A operação para o último feriado prolongado do semestre está englobada nas ações do “Maio Amarelo”, que busca sensibilizar as pessoas para um trânsito mais seguro.
Em maio de 2011, a ONU estabeleceu a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 em que os países têm a missão de reduzir em 50% o número de fatalidades no trânsito mundial. A PRF é apoiadora do Maio Amarelo, movimento internacional que em três anos de existência já está presente em 23 países.
Desde o início do mês, diversas ações têm sido promovidas focadas no uso de cinto de segurança e capacete e no combate ao excesso de velocidade e embriaguez ao volante.
Álcool e direção, diga não – A mistura álcool e direção é uma das maiores causas de acidentes de trânsito com vítimas gravemente feridas. As equipes da PRF que atuarão durante todo o feriado estarão equipadas com etilômetros, equipamentos utilizados para medir a concentração de álcool no organismo através da análise do ar expelido pelos pulmões. Após captar o ar alveolar, o etilômetro executa um processo eletroquímico que possibilita a leitura da quantidade de álcool no organismo do condutor.
Caso o valor apontado pelo equipamento, descontada a margem de erro de 0,04 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar), esteja entre 0,01 a 0,29mg/L, fica caracterizada a infração de trânsito, punida com multa de R$1.915,40, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e o veículo somente estará liberado após a apresentação de outro condutor devidamente habilitado e que prove estar sóbrio para conduzi-lo.
Se o teste apontar um resultado de 0,30 mg/L ou mais, além da infração o condutor também comete o crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro, com pena que pode chegar a três anos de detenção.
Caso o condutor se recuse a submeter-se ao teste, ele será multado em R$1.915,40, terá seu direito de dirigir suspenso e precisará providenciar outro condutor para conduzir seu veículo. E se tiver visíveis sinais e sintomas de embriaguez, será preso e encaminhado para polícia judiciária.
ORIENTAÇÕES:
Velocidade
O condutor deve respeitar os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedecer as placas de sinalização; onde não existir sinalização ou onde esta estiver prejudicada, deve manter velocidade compatível com as condições da via; Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves serão os acidentes.
Ultrapassagem
Ultrapassar sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos; Antes de iniciar uma ultrapassagem, certificar-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário; Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado seu desejo de fazê-lo, dar a preferência.
Aguardar a vez; Sinalizar toda a manobra com antecedência e não realizar ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos;
Atenção redobrada ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura; Ao ser ultrapassado, não acelerar, não mudar a trajetória do veículo e manter distância segura do veículo à frente.
Álcool e outras drogas
Não há viagem para quem bebe ou usa drogas e dirige. Além de ser crime, os riscos para acidentes aumentam consideravelmente; Conduzir um veículo nas estradas é uma tarefa sensível que exige decisões rápidas, seguras e responsáveis. Álcool e drogas diminuem o reflexo, provocam sonolência, perturbação na visão e nos sentidos;
Se for dirigir, não beba e nem utilize qualquer substância entorpecente.
Motocicletas
Usar sempre capacete; Manter distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”; Antes de trocar de faixa de rolamento ou ao aproximar-se de um cruzamento, usar os retrovisores e observar atentamente o local; Não trafegar próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta; Não circular com o farol apagado, pois dificulta a visualização da motocicleta pelos veículos que estão em sentido contrário.