A modelagem em argila é talvez a arte mais antiga do mundo. As primeiras cerâmicas que se tem notícias datam do período da Pré-história, com achados arqueológicos que mostram objetos fabricados há mais de 25 mil anos a.C. A arte de manipular o barro, a queima para transformar em cerâmica e as pinturas para finalizar os trabalhos são técnicas que foram ensinadas no curso que foi oferecido em Aquidauana, pelo presidente da Delegacia Sindical dos Artesãos de Aquidauana, Kevin Constantino, que contou com a parceria do ‘Projeto João-de-Barro’, uma oficina de artesanato em argila, que teve como instrutores Léia Cristina Marçal e Rodrigo Marçal, Mestre Artesão e especialista em Bichos do Pantanal.

Foram 15 vagas disponíveis, onde a inscrição foi 1kg de alimento não perecível. A oficina contou com artesãos e pessoas interessadas na modelagem, que desenvolveram e ampliaram técnicas que visam a qualidade e o incentivo à produção de cerâmica, valorizando a matéria-prima argila.

O Projeto é incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais – FIC/MS, promovendo o desenvolvimento sócio criativo dos participantes por meio da oficina, a partir das evidências culturais da nossa região, estimulando a participação, a experimentação e a apropriação de sentimento, de pertencimento e valorização do patrimonio material e imaterial local.

O curso foi finalizado na última sexta-feira, 10 de março, e contou com uma deliciosa confraternização entre os participantes, na residência do presidente Kevin Constantino, onde também aconteceu a oficina, as duas últimas semanas. Kevin agradeceu aos instrutores Léia e Rodrigo pela parceria e anunciou que logo a Delegacia Sindical dos Artesãos irá proporcionar outros cursos de artesanato para população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui