Uma mulher de 65 anos foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta sexta-feira (22) após colidir seu veículo com um poste no cruzamento das ruas Bahia com a JK, em Anastácio.

De acordo com informações, a principal suspeita é que a idosa tenha sofrido um mal súbito enquanto dirigia seu Hyundai/Hb20 pela via. No momento do socorro, ela recobrou a consciência e foi encaminhada para o pronto-socorro do Hospital Regional de Aquidauana.

A vítima é diabética, então o mal súbito pode ter sido efeito de um quadro de desidratação ou hipoglicemia, levando a perda de consciência.

O que é um mal súbito?

O mal súbito não é uma doença. Trata-se de uma manifestação do corpo para indicar que algo não vai bem. Em muitos casos, o desmaio ocorre porque há uma queda repentina na pressão arterial, o que pode resultar em uma diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Isso pode acontecer, por exemplo, em casos de arritmias cardíacas ou em situações de estresse intenso.

O mal súbito é, em si, um sintoma que pode estar relacionado a diversas causas: desde um quadro de desidratação até doenças mais graves como AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto, arritmias cardíacas e aneurismas, porém sem causar morte.

Outra condição que pode trazer um risco de mal subito, é a desidratação por conta do calor excessivo. Geralmente as pessoas não se hidratam de maneira correta e com esta onda de calor que está acometendo nossa região, é de extrema importância se hidratar de maneira correta.

Em todos os casos, o desmaio é um sinal de que o cérebro não está recebendo a quantidade adequada de oxigênio e nutrientes, o que pode levar a danos cerebrais permanentes ou mesmo à morte se não for tratado rapidamente.

O mal súbito pode se manifestar em pessoas de qualquer idade e sexo. Por estar relacionado a diversos fatores, o mal súbito também independe do estilo de vida. No entanto, estão em maior risco os homens entre 60 e 70 anos. Nessa faixa etária, 60% dos casos estão relacionados à doença arterial coronariana, ou seja, à obstrução das artérias do coração.

Em pessoas mais jovens, o efeito pode estar relacionado às doenças congênitas e ao consumo exagerado de drogas ilícitas, remédios para emagrecer, hormônios e diuréticos. Além disso, o mal súbito, na juventude, pode ocorrer durante a prática de alguma atividade esportiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui