Servidores da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Aquidauana, Bombeiros e SAMU de Aquidauana participam, desde quarta-feira (27), de uma Oficina de Prevenção do Suicídio, na ESF Vila Pinheiro.

Com o objetivo de fortalecer as ações de promoção a saúde mental e prevenir casos de suicídio, a oficina é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), em parceria com o Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul) e participação do DSEI/MS (Distrito Sanitário Indígena de Mato Grosso do Sul.

A capacitação integra o projeto estadual, que tem como foco o monitoramento dos dados de mortalidade e tentativas de suicídio, bem como ofertar capacitação, dar suporte e subsídios aos municípios para a organização dos serviços e melhoria nos processos de trabalho dos profissionais de saúde, para o acolhimento e atendimento da pessoa em sofrimento psíquico.

A oficina de Prevenção do Suicídio, que teve início na manhã de quarta-feira e será encerrada na manhã desta sexta-feira (29), reúne, também, equipes dos municípios de Anastácio, Nioaque, Dois Irmãos do Buriti, Bodoquena, Miranda e Ladário.

Cabe destacar que Aquidauana aderiu à Campanha Nacional ao Suicídio – Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio, cujo lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

O suicídio é uma triste realidade que acontece em todo o mundo. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

*Fonte: Agecom / Crédito das fotos: Rafael Dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui